O docente da Universidade da Beira Interior (UBI), Rodrigo Costa Gomes, foi premiado pela melhor comunicação de artigos científicos na área de marketing no congresso realizado em Cáceres ( Espanha), nos dias 3 e 4 de junho de 2024, o XXXI- European Business Ethics Network, revela a instituição do ensino superior.
Rodrigo Costa Gomes, docente do Departamento de Gestão e Economia (DGE) da UBI, recebeu o prémio pela comunicação intitulada “The Intended Brand Positioning: An exploratory approach in the insurance companies”, em coautoria com Marta da Conceição Cruz Silvério, investigadora e docente da Universidad de Évora.
O artigo aborda o tema do impacto do branding no posicionamento da marca das seguradoras, que ainda é relativamente subestimado, subavaliado e subutilizado, de acordo com os autores.
De acordo com a UBI, o estudo apresentado propõe contribuir para que “o Posicionamento da Marca seja um processo de gestão integrado, tornando a sua operacionalização transversal a toda a organização e não exclusiva, apenas, de um departamento de marketing”.
Após a realização de 23 entrevistas a gestores de seis das maiores seguradoras em Portugal, Rodrigo Costa Gomes e Marta Silvério concluíram que os gestores reconhecem a importância de várias dimensões e atributos para o posicionamento da marca pretendido por cada seguradora, além de identificarem possíveis desafios para os gestores no processo.
Rodrigo Costa Gomes é docente de Unidades Curriculares dos cursos de 1.º e 2.º ciclos de Marketing e recebeu um dos 15 prémios do congresso, tendo o júri avaliado um total de 170 artigos científicos.