Andreia Garcia, docente do departamento de Engenharia e Arquitetura da UBI, é a curadora de uma das principais exposições patentes no Pavilhão de Portugal, na Expo Osaka 2025, no Japão. A mostra, intitulada “The Future is Now”, pretende refletir sobre questões de sustentabilidade ecológica, social e económica do planeta.
Depois de, em 2023, ter sido a curadora do Pavilhão de Portugal na Bienal de Arquitetura de Veneza, em Itália, Andreia Garcia assume agora a mesma responsabilidade na Expo Osaka 2025, que decorre entre abril e outubro, no Japão.
De acordo com a docente da UBI, nesta exposição vão ser apresentadas “diversas formas de expressão arquitetónica que defenderão em Osaka a pertinência do contributo da arquitetura portuguesa no redesenho presente do futuro global”.
Para Andreia Garcia, a “arquitetura do futuro está nas mãos das mais recentes gerações”, sendo que as arquiteturas que produzem “têm necessariamente de assumir novas formas e novos formatos, num discurso que se expande para lá das questões meramente estéticas e/ou funcionais”.
Para a Expo Osaka 2025, está prevista a presença de 160 países e 28 milhões de visitantes. Dedicada à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e à estratégia japonesa Sociedade 5.0, a exposição realiza-se na ilha artificial de Yumeshima, na baía de Osaka.