O CD Gouveia tem estado em evidência na sua estratégia de valorização de jovens ativos, nomeadamente através da utilização de vários jogadores da sua equipa de sub-19 na equipa principal. No arranque do Campeonato de Portugal, Rafael e Quercuto, dois jogadores juniores, foram utilizados na partida em Santarém.
A participação da equipa do clube nos nacionais de sub-19, com boas performances e vários jovens jogadores em destaque (alguns deles que têm chegado por via do projeto Europa, do qual os treinadores e diretores Márcio Silva e Fred Neves fazem parte), tem possibilitado que vários destes jogadores sejam transferidos para clubes de destaque no futebol nacional, tendo o clube nas últimas épocas permitido a vários jovens talentos o salto para equipas como o Estoril ou o Chaves.
Além disso, o talento que vai surgindo nos juniores tem sido também utilizado na equipa principal, sendo que vários jovens foram utilizados na época passada e foram até decisivos na conquista do título distrital, com muitos deles a subirem aliás este ano em definitivo para o plantel sénior do clube. E esta época a estratégia parece manter-se: os juniores Rafael Figueiredo e Quercuto Djassi jogaram pela equipa principal na estreia desta temporada no Campeonato de Portugal, em casa do União de Santarém, de onde a equipa esteve quase a trazer uma vitória. Rafael é médio, tem 18 anos, e é um jovem da região que passou por Fundação Laura Santos e Seia FC e que veio esta época do Oliveira do Hospital. Quercuto é avançado, tem 18 anos e vai para a segunda temporada no clube, sendo que na época passada já tinha feito sete jogos pelos seniores no distrital, um jogador com formação no Belenenses e no Loures.
Além disso, o CD Gouveia deu ainda a conhecer outro facto interessante: 12 dos convocados para a partida tinham menos de 21 anos. Em Gouveia, aposta-se no futuro e colhem-se já louros disso no presente. Mérito a quem tem estruturado os passos de um clube que é sério candidato a manter-se vários anos nos nacionais de seniores e sub-19 desta forma.