Beijar o Menino é uma tradição de Natal especial para os cristãos católicos que celebram o nascimento de Jesus Cristo. No Museu do Canteiro, em Alcains (concelho de Castelo Branco), de 12 de novembro de 2024 a 6 de janeiro de 2025, está patente a exposição “Natal do Museu”.
A existência de um vasto e valioso espolio cultural e religioso nas paroquias de Alcains, Caféde, Escalos de Baixo, Escalos de Cima, Lardosa, Lousa, Mata, Póvoa Rio de Moinhos, Sobral do Campo, Tinalhas (Castelo Branco) e no Seminário de São José referentes à comemoração da temporada de Natal, nomeadamente as várias imagens do Menino Jesus, vem este ano enriquecer a exposição de Natal do Museu do Canteiro, que decorre entre o dia 12 de novembro de 2024 e o dia 6 de janeiro de 2025.
De acordo com os responsáveis do museu, as peças, a maioria dos séculos XIX e XX, cujo inventário descritivo referente às várias imagens e adereços dos Meninos Jesus foi feita por um dos anteriores responsáveis por estas paróquias, o padre António Castanheira (atualmente a exercer o seu presbitério em Abrantes), juntam-se à exposição de Natal que, já tem lugar efetivo na agenda cultural do Museu do Canteiro, em Alcains, onde têm também lugar cativo as novidades da coleção de presépios do obstetra Francisco Elias.
Por sugestão do pároco “in solidum” desta Unidade Pastoral, Carlos Almeida a imagem do Menino Jesus que tradicionalmente é dada a beijar desde a Missa do Galo até ao Dia de Reis nas várias freguesias, junta-se a esta exposição “trazendo um bocadinho do espírito de Natal de cada localidade para o nosso Museu”.
“Nesta época em que se celebra essencialmente a união, família e o amor”, a direção lança o convite para todos visitarem o Museu do Canteiro “que todos os anos nos transporta para um local magico da nossa infância e nos cria uma vontade de voltar anualmente para descobrir as novidades”, conclui.