Depois de ter perdido a casa e a loja num incêndio habitacional no início do mês de abril, o sapateiro da Rua da Cale, no Fundão, já retomou a sua atividade. Na residência onde agora habita temporariamente, foi possível reerguer a sapataria que já está a funcionar desde segunda-feira, 13 de maio. O próximo passo é reabilitar a casa que as chamas consumiram há cerca de um mês.
Bastaram 30 dias para Eduardo Ribeiro voltar a abrir as portas da sapataria na Rua da Cale, depois do incêndio de 10 de abril a ter deixado em ruínas. Agora localizada num novo espaço, mesmo ao lado da anterior loja, a reabertura da sapataria é para Eduardo “um orgulho”.
“A mim quem me tira os sapatos tira-me tudo. Podia andar com um camião, podia andar com um autocarro, mas gosto muito de reparar calçado. Já há muitas pessoas a ligar-me a perguntar se já abri, inclusive ligou-me ontem uma senhora a perguntar se já tinha aberto e hoje já cá veio. Já está tudo a correr na medida dos possíveis”, dizia o sapateiro esta manhã, em declarações à RCB.
O recomeço só foi possível com o apoio da comunidade e alguns colegas bombeiros que ajudaram “a montar as prateleiras e a parte elétrica”. “Eu sozinho não conseguia abrir”, salienta Eduardo Ribeiro que prevê ainda “muito trabalho”.
“Ainda tenho muito calçado sujo, tenho que o lavar e engraxar. Há muito que se salvou, mas cerca de 20% do que cá tinha estragou-se, o meu enteado anda-me a ajudar, agora só com o tempo”, desabafa.
Apesar da satisfação por ter retomado a atividade profissional, o projeto de vida de Eduardo Ribeiro ainda está longe de estar totalmente recuperado.
“A câmara emprestou-me esta casa, onde estou a habitar também. Agora a outra está entregue ao município, ao quartel e ao moto clube e eles estão a fazer coisas mas ainda não me disseram nada. Agora vai demorar tempo, e deus é grande. A barraca é velha, mas é minha e até ao último suspiro há-que trabalhar”.
Enquanto Eduardo Ribeiro não perde a esperança, associações locais como Os Trinca Cereja, a Fado Cale, associação de moradores da Rua da Cale ou mesmo os Bombeiros Voluntários do Fundão, continuam a promover ações de solidariedade para reconstruir a habitação do sapateiro da Rua da Cale.
Recentemente foi promovida uma ação na freguesia natal de Eduardo Ribeiro, Bogas de Cima, que contou com grande adesão da população. A próxima está marcada para dia 29 de maio, através de uma noite de fados solidária promovida pelo motoclube do Fundão e associação de fado.