A Associação de Defesa e Desenvolvimento da Serra da Gardunha vai ter um papel importante a desempenhar na Agência de Desenvolvimento da Gardunha que está a ser criada pelos municípios do Fundão e Castelo Branco. É um dos desafios da nova direcção da Adesgar liderada por Henrique Dias. O também vereador do ambiente na câmara do Fundão pretende continuar o trabalho de preservação e divulgação da planta endémica da Gardunha transformando a “Asphodelus Bento Rainhae- nome científico da planta – num ícone da Gardunha como é hoje a cereja”.
Outro dos objectivos da nova direcção da Adesgar é “estabelecer parcerias com outras entidades e associações que até agora têm andado de costas viradas”, Henrique Dias deixa como exemplo a Pinus Verde e as juntas de freguesia da corda da serra “por isso conseguimos reunir um conjunto significativo de juntas de freguesia nos órgãos socias da associação”. Donas, Telhado, Fundão, Aldeia de Joanes, Aldeia Nova do Cabo e Alcongosta são as juntas de freguesia que estão representadas nos órgãos sociais da Adesgar.
Henrique Dias é o presidente da direcção, Santos Costa o vice presidente, João Neves preside à mesa da assembleia geral e Luís Gavinhos lidera o conselho fiscal.