No Conselho Geral (CG) da Universidade da Beira Interior (UBI), tomaram posse 21 dos 28 elementos que integram o órgão e que assumiram o mandato a 2 de dezembro. Segue-se a cooptação de oito personalidades externas.
No Universidade da Beira Interior, no passado dia 2 de dezembro de 2024, tomaram posse no Conselho Geral os 21 elementos eleitos no passado dia 13 de novembro. A eleição teve a participação dos três corpos da academia: professores e investigadores oriundos de todas as faculdades; estudantes; e pessoal técnico, administrativo e de gestão.
De acordo com os resultados eleitorais apurados, foram eleitos 15 representantes dos docentes e investigadores: Bruno Daniel Ferreira da Costa, Ana Paula Coelho Duarte, Jorge Manuel Martins Barata, Jorge Manuel Maia Pereira, Marisa Sofia Fernandes Dinis de Almeida, Maria Eugénia Neto Ferrão da Silva, Paulo Gonçalves Pinheiro, Sandra da Costa Henriques Soares, António Manuel Neves Vicente, António Eduardo Vitória do Espírito Santo, Liliana Inácio Bernardino, Branca Maria Cardoso Monteiro da Silva, Alcides Almeida Monteiro, Joana Casteleiro Alves Pitrez Ferreira e Ernesto Vilar Filgueiras.
Os representantes dos estudantes que estão no órgão são os conselheiros: João Silveira Nunes; Camila Cid Ferreira Fernandes Torgal; Mafalda Antunes Ferreira Capinha; Leandro Ferreira Matias; e Bernardo Miguel Brito Afonso.
O pessoal técnico, administrativo e de gestão elegeu um representante tendo sido escolhida Maria Manuela da Costa Campos Duarte.
Para completar os 29 lugares previstos no Conselho Geral, os atuais membros vão reunir para escolher as personalidades externas que cumprirão o mandato até 2029. O Presidente será escolhido entre o grupo de cooptados.
Segue-se a definição do calendário eleitoral para a escolha do Reitor da UBI, decisão que se tem realizado na primeira metade do ano.