Covilhã, Sertã, Coimbra ou Lisboa são algumas das localidades que durante o mês de julho recebem as atividades da editora Alma Azul, que continuam a debruçar-se sobre a liberdade e sobre os 500 anos de Luís de Camões.
A programação mensal da Alma Azul arranca no concelho da Sertã, com participação na Maratona de Leitura, através de três atividades sob o signo da liberdade. Na quinta-feira, 4 de julho, a editora vai moderar a conversa “Elas e a Liberdade”, com os autores Patrícia Reis e Joana Meirim.
No dia seguinte, decorre na Adega dos Currais uma conversa comunitária sobre a liberdade, evocando o mês de abril de 1974. Já no sábado, 6 de julho, a Alma Azul organiza no Cine-Teatro Tasso uma manifestação literária integrada na iniciativa “24 Horas a Ler”. A atividade conta com diversos leitores que vão evocar alguns dos autores mais importantes da língua portuguesa, entre eles Luís de Camões, Sophia de Mello Breyner ou Alexandre O’Neill.
A Alma Azul chega à Covilhã no dia 9 de julho, com a sessão literária “A Cor da Liberdade” no Centro de Atividades da biblioteca municipal às 15h00.
Em Coimbra, a editora apresenta, a 11 de julho, o seu Plano de Leitura para Férias 2024, seguido da sessão “Camões nas Palavras de Sophia”, em parceria com o núcleo local da Liga dos Combatentes.
Figueira da Foz também faz parte do roteiro de julho da Alma Azul, com participação na abertura do programa “Férias com Livros”, numa sessão dedicada a “Luís de Camões e a Liberdade”. Camões junta-se a Cesário Verde numa iniciativa experimental no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, marcada para 19 de julho.
A programação de julho termina no último dia do mês na Feira do Livro da Nazaré, onde a Alma Azul apresenta a sua coleção “O Navio de Espelhos” em homenagem a Mário Cesariny, desta vez com o livro “Cepsydra, de Camilo Pessanha”.