O Em Trânsito – artes performativas para novos públicos 2024, organizado pela Quarta Parede, encerra a sua quinta edição esta quinta-feira, 21 de novembro, com duas sessões de leitura encenada por Luís Mestre. Para o público em geral, a apresentação de “Quem Matou o meu Pai” decorre às 21h30 no auditório do Teatro das Beiras.
A partir da obra homónima de Édouard Louis, “Quem Matou o Meu Pai” mergulha nas memórias do autor enquanto jovem escritor que regressa à sua cidade natal numa das regiões mais pobres de França, para visitar o seu pai.
Um texto autobiográfico sobre um reencontro familiar, a recordação de uma infância caracterizada pela dor e danificada pela pobreza, vergonha e homofobia, e a acusação ao poder político pelo abandono das classes baixas da sociedade.
A leitura encenada é apresentada às 14h30, para o público escolar do ensino secundário. Às 21h30, a sessão é dedicada ao público em geral. Ambas as sessões são seguidas de uma conversa com o ator e encenador Luís Mestre. A entrada é gratuita, mas sujeita à lotação da sala.
Esta é a última iniciativa da 5ª edição do Em Trânsito que, desde 18 de outubro levou à Covilhã, Orjais e Peso, espetáculos-oficina, sessões de contos e conversas nas áreas do teatro, dança, narração oral e cruzamentos.