A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, em parceria com a Universidade da Beira Interior e o Nerga – Associação Empresarial da Guarda realizaram, na Guarda, o seminário de encerramento projeto Empreender e Crescer nas Beiras II, financiado pelo Centro 2020.
Em nota enviada aos órgãos de comunicação social, a CIMBSE explica que o projeto Empreender e Crescer nas Beiras II contou com o envolvimento dos municípios associados, IEFP, associações empresariais, grupos de ação local entre outras entidades.
Depois da primeira edição, concluída em 2019, o projeto Empreender e Crescer nas Beiras II, implementado pela Rede de Empreendedorismo das Beiras e Serra da Estrela, decorreu entre outubro de 2022 a setembro de 2023, tendo como objetivos “incentivar a criação de empresas viáveis e inovadoras; criar e dinamizar atividades de capacitação e interação entre jovens/empreendedores para a criação, incubação e aceleração do seu próprio emprego e/ou empresa; e prestar apoio técnico no processo de criação, desenvolvimento e amadurecimento de ideias de negócio”, objetivos que, segundo os promotores, “foram amplamente concretizados”.
Na sessão de encerramento, além dos resultados, foram ainda apresentadas as cinco ideias inovadoras vencedoras do concurso de ideias realizado no âmbito do projeto, e feita a entrega dos respetivos prémios de 5.000€ a cada um dos vencedores. Foram eles a Requeijaria da Beira, o Audio Sight, o Beira Virtual, o Toy Mobi e a Quinta Pedagógica. Todos os participantes receberam ainda o respetivo certificado.