Sofia Lourenço, empresária e responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, foi distinguida como “Personalidade do Ano de 2024”. A também presidente da Associação Mais Lusofonia foi reconhecida pelo seu contributo humanitário e cultural em prol da comunidade lusófona.
“Ser destacada por toda a ação humanitária entre os países de língua portuguesa enche o meu coração de orgulho. […] Aumenta a força para continuar”, afirmou a empresária, citada em comunicado.
Com uma carreira marcada pela dedicação à saúde e à promoção da língua portuguesa, Sofia é responsável pela Clinibeira, em Castelo Branco, clínica com mais de 22 anos de experiência em medicina dentária e terapias complementares.
Em outubro de 2023, apresentou na cidade albicastrense o livro Mulheres Extraordinárias, do qual é coautora. A obra reúne relatos inspiradores de mulheres de todo o mundo, incluindo o seu próprio percurso.
Além desta recente distinção, Sofia Lourenço recebeu, no início de 2024, a “Comenda Luís Vaz de Camões” em Leiria, pelo seu contributo à literatura e cultura lusófonas.
O reconhecimento soma-se a outros prémios, como a “Moção de Honra ao Mérito” pela Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, no Brasil, e a sua aceitação como Académica Correspondente da Academia Luso-Brasileira de Letras, no Rio de Janeiro, em 2023.
A empresária destacou ainda a importância da união no trabalho humanitário desenvolvido pela Associação Mais Lusofonia.