Na celebração dos 10 anos de atividade, o Fab Lab Aldeias do Xisto, no Fundão, acolhe, durante os dias 21 e 22 de setembro, um encontro nacional de FabLabs. Em discussão vai estar o futuro destes “laboratórios-oficina”, através de mesas redondas, sessões de networking e um ciclo de workshops abertos à comunidade.
Uma “oportunidade para juntar os Fab Labs, fazendo uma breve reflexão” do caminho coletivo dos últimos anos e de como “construir um posicionamento estratégico e agregador do movimento Fab Labs em Portugal para os próximos anos”, é o objetivo do encontro nacional que também assinala os 10 anos de fabricação digital no laboratório do Fundão.
O evento conta com a presença de 20 Fab Labs, mais de 15 oradores e formadores especialistas, mais de uma dezena de escolas e instituições da região, bem como fornecedores da indústria nacional.
Durante dois dias vão ser promovidas sessões de networking e visitas de campo, uma mesa redonda sob o tema “O Futuro dos Fab Labs” e ainda um ciclo de workshops orientados por especialistas em diferentes áreas, incluindo um atelier para crianças e séniores.
Do programa consta ainda uma Assembleia Geral de Fab Labs, agendada para as 15 horas do dia 21 de setembro.