No âmbito dos Encontros de Cinema do Fundão, é exibido hoje às 15h00 n’A Moagem, o documentário “Aldina Duarte – Princesa prometida”, de Manuel Mozos. A sessão vai contar com a presença do realizador e da fadista portuguesa, que já ontem esteve em concerto na cidade do Fundão, com casa cheia.
“Senhora-menina, fadista por convicção e amor”, assim é descrita Aldina Duarte na sinopse deste documentário de 2009.
Traçando o perfil da fadista portuguesa, Manuel Mozos desvenda a sua personalidade e viaja com ela pelos locais que lhe são mais queridos e que tão bem conhece da cidade que a viu nascer: Lisboa. Neste filme a fadista expõe-se livre e aberta, generosa e viva, com a frontalidade que a caracteriza.
À RCB, Aldina Duarte reconhece que este é um “grande filme” produzido por Manuel Mozos, num processo que a permitiu ter total descontração para mostrar a sua verdadeira essência.
O “retrato” de Aldina Duarte é exibido às 15h00 n’A Moagem. Depois, às 16h00, o encontro com a fadista, o realizador Manuel Mozos, João Madeira e Marta Mateus.
Mais tarde, às 17h30, é exibido “A Palavra” de Carl Dreyer, com apresentação de Aldina Duarte, e às 21h30, a sessão do filme “Ainda não Acabámos: Como se Fosse uma Carta”, de Jorge Silva Melo, com apresentação de Maria João Madeira e Eduardo Calheiros Figueiredo.