Os Encontros de Cinema do Fundão regressam à Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, entre os dias 28 de maio e 1 de junho, numa organização do Cineclube Gardunha e do Município do Fundão, com a presença confirmada do realizador italiano Enzo G. Castellari, entre outros nomes do cinema e da cultura.
O programa deste ano inclui retrospetivas de três realizadores europeus: Enzo G. Castellari, autor de filmes como Keoma, The Big Racket ou The Inglorious Bastards; o espanhol Pablo García Canga, com obras como Las Tierras del Cielo e a apresentação do livro Ozu, Multitudes; e o português Pedro Ruivo, com destaque para a longa-metragem A Força do Atrito.
Os três realizadores vão estar presentes para debater os seus filmes e participar em cartas-brancas, com exibição de obras de outros autores como “Gerry”, de Gus Van Sant, “Parada de Malucos”, de H.C. Potter, ou “A Mãe”, de Mikio Naruse.
O evento arranca a 28 de maio, às 21h30, com um concerto dedicado ao universo cinematográfico de Enzo G. Castellari, que conta com a participação de Marta Ramos, Miguel Newton, Gonçalo Baptista, Zeff Ryder, No No e MOVE, na sede do Motoclube Os Trinca Cereja.
No dia 31 de maio, às 11h30, é apresentado, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, o romance “Os Cosmólogos não vão para o Céu”, de Manuel da Silva Ramos, uma obra com forte componente política e ligação à Beira Baixa.
O programa inclui ainda a antestreia do filme “Há uma Sombra”, de Alejandro Pereyra, a 1 de junho, obra com elementos de cinema, teatro e fotografia, com a participação da atriz Patrícia Guerreiro.
A entrada é gratuita para concertos, apresentações de livros e encontros. Para as sessões de cinema, o bilhete geral custa 2 euros, com preço especial de 1 euro para estudantes, maiores de 65 anos e grupos com mais de quatro pessoas. Existe ainda um passe geral por 10 euros.
O programa completo pode ser consultado no site e página oficial do evento.