A Moagem recebe, de 8 a 12 de agosto, os Encontros de Cinema do Fundão. Filmes, debates, com a presença de autores, apresentações de livros e exposições preenchem o evento, organizado pelo Cineclube Gardunha e Município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema.
Em nota à imprensa, o Cineclube Gardunha adianta que os Encontros são uma aposta na “qualidade, singularidade e diversidade das propostas artísticas e cinematográficas”, e o corolário da programação regular que o Cineclube tem oferecido à cidade e às freguesias do concelho do Fundão nos últimos anos.
Aldina Duarte abre os Encontros de Cinema com um concerto, no dia 8 de agosto, às 21h30. A fadista estará ainda presente, no dia seguinte, às 15h, na exibição do documentário “Aldina Duarte – A Princesa Prometida” de Manuel Mozos.
O Cineclube Gardunha destaca também a exibição dos mais recentes filmes de Pedro Costa, “Filhas do Fogo” e “Viennale – Trailer” (dia 10 às 15h) e a antestreia da longa-metragem “Génesis”, um filme totalmente rodado no concelho do Fundão e na região por José Oliveira e Marta Ramos que será exibido no dia 11, às 15h.
Destaque também para a (re)descoberta de grandes filmes esquecidos, como “Contactos”, de Paulino Viota, no dia 10 de agosto, ou “Atlântida – Do outro lado do Espelho” de Daniel Del Negro, no dia 12. Ainda no dia 12, às 15h, será exibido “Via Norte”, de Paulo Carneiro, um retrato original da diáspora portuguesa através dos automóveis.
Os Encontros saem à rua para uma sessão de cinema ao ar livre, no Parque Verde, no dia 11, às 21h30, com a projeção do filme de Robert Kramer e John Douglas, “Milestones”.
A entrada é gratuita em todas as sessões e atividades, com exceção do concerto de Aldina Duarte. O bilhete geral custa 6€, para estudantes, maiores de 65 e grupos de mais de quatro pessoas, o preço do bilhete é 4€.
O programa pode ser consultado, na íntegra, em: