A agência regional de energia e ambiente do interior investiu cerca de cinco milhões e 300 mil euros no território ao longo dos últimos dez anos com o objectivo de reduzir os consumos energéticos na região. Os dados são avançados pela “Enerarea” esta terça-feira em que se assinala o dia mundial da eficiência energética.
Em comunicado, a agência deixa como principais exemplos dos investimentos efectuados “a substituição da iluminação ineficiente no interior de edifícios e recintos desportivos fechados, instalação de climatização através de bombas de calor para climatização de edifícios, a instalação de sistemas solares térmicos e fotovoltaicos” e ainda “a utilização de um sistema geotérmico no edifício das termas da Fonte Santa”. Investimentos que “resultaram numa poupança anual estimada em três milhões e 200 mil euros” que demonstram “o impacto positivo” das acções da agência “no combate ao desperdício de energia e na promoção da eficiência energética”.
Também a substituição de mais de 100.000 luminárias de iluminação pública por tecnologias mais eficientes e sustentáveis está entre o conjunto de investimentos já efectuados, o que permitiu assegurar “melhorias tangíveis na qualidade da iluminação pública e garantindo poupanças superiores a 70% de energia e emissões de dióxido de carbono”.
Na comemoração do dia mundial da eficiência energética, o director geral da “Enerarea” afirma que a agência reafirma o seu compromisso de “continuar a promover práticas sustentáveis e investindo em soluções inovadoras para enfrentar os desafios energéticos actuais e futuros”. Carlos Santos sublinha que “esses esforços não beneficiam apenas o meio ambiente, mas também geram impactos positivos em toda a comunidade, impulsionando o desenvolvimento económico e social de forma sustentável”.