O festival de gastronomia do maranho, que decorreu na vila da Sertã, foi o palco escolhido para a apresentação do primeiro congresso mundial “Turismo do Interior”. A iniciativa vai decorrer nos dias 26 e 27 de Novembro na cidade espanhola de Cáceres.
O congresso mundial “Turismo do Interior” destina-se a empresários e profissionais do turismo, administração local e central e ensino “porque é fundamental unir a vertente académica e empresarial” refere o responsável da associação ibérica de turismo do interior. Miguel Miranda sustenta que “o grande desafio é unir empresários dos dois lados da fronteira, Beira Baixa e Estremadura, com o mesmo objectivo: vender o território e o turismo ibérico”.
“Mobilidade e turismo de interior”, “Turismo religioso e espiritualidade ou a “Sustentabilidade do turismo depois de 2023” serão os tópicos para o primeiro dia de congresso, a 26 de Novembro. No dia seguinte,
serão tema de debate “Recursos e gentes dos territórios de interior”, “Interior é destino?” e “Beira Baixa e Extremadura, que futuro?”. Temas que pretendem “reflectir sobre a importância e a simbiose do
turismo com os destinos do interior, enquanto locais acolhedores, atractivos turísticos, e que requerem atenção, investimento e planeamento para a sua adequada sustentabilidade turística”.
Na apresentação do evento, o presidente da câmara municipal da Sertã sublinhou que “eventos como este constituem uma oportunidade de repensar o turismo no interior”. Carlos Miranda acrescenta que “é crucial delinear estratégias vocacionadas para as especificidades que o turismo no interior apresenta”.