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Rádio Cova da Beira > Notícias > Atualidade > EPF fortalece oferta formativa com centro tecnológico que liga escola, empresas e futuro
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EPF fortalece oferta formativa com centro tecnológico que liga escola, empresas e futuro

Lara Inês Cardoso
Lara Inês Cardoso
Publicado: 26 de Maio, 2025
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7 Min leitura
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A Escola Profissional do Fundão (EPF) está prestes a concluir o seu primeiro Centro Tecnológico Especializado, na área da Indústria. Trata-se de um investimento de dois milhões de euros, que representa o mais recente passo numa transformação mais profunda do ensino profissional naquela instituição, que se pretende mostrar cada vez mais à sociedade.

Com tecnologia de ponta e equipamentos que replicam o ambiente real das indústrias mais avançadas, a EPF quer mostrar aos jovens e às famílias que estudar num curso profissional pode ser uma escolha com futuro.

Foi precisamente com esse objetivo que a direção da escola promoveu uma visita dirigida à comunicação social. Luís Oliveira, diretor-geral, explicou que a iniciativa pretendeu “dar um bocadinho de visibilidade àquilo que está a ser feito na escola, o investimento que está a ser feito aqui no âmbito do PRR, nomeadamente dos CTE aprovados.” Acrescentou ainda que é fundamental “que pudesse ser dado a conhecer às famílias, mas sobretudo aos jovens que procuram agora a sua oferta formativa, aquilo que está aqui ao seu dispor e que podem apropriar-se destes bens que estão aqui em benefício daquilo que vai ser a sua formação”.

O responsável sublinhou também que as áreas formativas disponíveis respondem às necessidades do território, apresentando níveis elevados de empregabilidade e possibilidades de prosseguimento de estudos.

A instituição tem procurado dar-se a conhecer ao público jovem através de visitas de várias escolas de terceiro ciclo e da sua presença em diferentes plataformas, como aconteceu recentemente no Serra Shopping. No entanto, a EPF manifesta preocupação com a falta de orientação vocacional estruturada. Segundo Luís Oliveira, “cada vez mais há uma dificuldade grande ao nível da orientação vocacional”. Na sua perspetiva, as escolas não estão a conseguir orientar adequadamente os alunos e famílias sobre as opções disponíveis.

“A orientação não deve ser concentrada no último ano do terceiro ciclo”, alertou. Os alunos, pressionados por testes e exames, acabam por ter de decidir rapidamente, quando esse deveria ser um processo gradual, com visitas a empresas e a outras escolas, que lhes permitissem descobrir o que gostariam de fazer no futuro.

Atualmente, a EPF conta com 270 alunos, distribuídos por três cursos de educação e formação (CEF’s) e sete ofertas formativas profissionais. Estes cursos serão reforçados com os três Centros Tecnológicos Especializados que estão a ser criados. O primeiro, direcionado para a indústria, deverá estar totalmente operacional no final de junho, beneficiando já dois dos cursos com maior procura.

“Neste momento os cursos que estão [a beneficiar] diretamente são dois: técnico de manutenção industrial e o técnico de mecatrónica automóvel”, referiu Luís Oliveira, adiantando que a partir de setembro os equipamentos estarão disponíveis para outras áreas afins. “Arriscamo-nos a dizer que este investimento é depois partilhado nas restantes ofertas formativas, porque todos utilizam as restantes salas”, explicou.

salas remodeladas

No âmbito da candidatura, seis salas de aula foram equipadas com novas mesas, cadeiras, quadros interativos e outros recursos. Contudo, os elementos mais marcantes são os equipamentos modernos, raros na região, que preparam os jovens para o contexto real de trabalho. Um dos destaques é uma linha de automação com tecnologia semelhante à usada na AutoEuropa.

Luís Oliveira detalhou que esta linha contém “os componentes todos, desde a elevação, braço robótico, passadeira, bypass, os vários critérios de segurança”. Foi desenhada pela mesma empresa responsável pela linha de produção da AutoEuropa e, segundo o diretor, pretende-se que os alunos possam “fazer a situação ao nível da programação e depois passar para aqui, para testar as avarias”. Esta componente prática é, hoje em dia, essencial na preparação dos estudantes.

linha de automação

Outro destaque são as máquinas CNC, cuja importância nem sempre é evidente para quem está fora da área. “À maioria das pessoas aquilo não diz rigorosamente nada”, comentou o diretor. No entanto, sublinhou que estas máquinas estão “na génese, ou na base, de todo o setor industrial — para as mesas, para os pratos, para os relógios.” Acrescentou ainda que, se os alunos e famílias não compreenderem a utilidade destes equipamentos, não se sentirão motivados a ingressar na escola: “Se eles não se perceberem efetivamente da potencialidade daquilo, nem as famílias nem os alunos querem vir para cá.”

A verdadeira força destes centros tecnológicos vai além do ensino regular. Eles foram pensados também para promover parcerias com outras escolas, instituições de ensino superior e empresas. Segundo Luís Oliveira, a escola já está a preparar ações de capacitação com as empresas fornecedoras e, nesta fase inicial, irá convidar os parceiros a utilizarem o centro.

Carlos São Martinho, presidente da direção, reforça a importância desta ligação com o tecido empresarial. “A nossa escola não é só para dar formação aos alunos, mas essencialmente para a colocarmos a favor da sociedade. Porque estes investimentos só têm sentido assim”, afirmou. Na sua visão, este papel estratégico da EPF pode impulsionar a modernização tecnológica das empresas da região. “Os próprios empresários, até vendo o que aqui temos, podem eles próprios depois modernizar as suas empresas com tecnologia parecida ou mais de vanguarda que esta”, observou, concluindo que a escola poderá assumir-se como um dos pivôs na mudança estrutural do tecido produtivo.

Este é apenas o primeiro de três centros tecnológicos que a EPF está a implementar, faltando apenas dois equipamentos para fechar a candidatura. Os próximos, nas áreas da informática e do digital, deverão estar concluídos até março de 2026. No total, os três centros representam um investimento de cinco milhões de euros, financiado pelo PRR, numa altura em que a Escola Profissional do Fundão se encontra “financeiramente saudável”.

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