Uma equipa composta por estudantes de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior (UBI), foi admitida para uma das maiores competições internacionais dedicadas ao setor, e que se realiza em abril no Arizona, Estados Unidos. É a primeira equipa portuguesa a participar no Design/Build/Fly.
UBI Aeronautics Team (UBIAT) é o nome da equipa que vai participar na prestigiada competição internacional do setor aeronáutico e aeroespacial, consagrando-se, de acordo com a universidade, “a primeira equipa portuguesa” a fazer parte deste concurso.
O evento reúne as melhores universidades e equipas de todo o mundo, incluindo instituições americanas de renome como MIT e as universidades de Stanford e de Columbia. Ao longo do desafio, os estudantes projetam, constroem e testam modelos de aeronaves num ambiente altamente competitivo.
A equipa de alunos da UBI, que se dedica ao estudo e desenvolvimento de Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs), considera esta participação “uma oportunidade única para representar Portugal no cenário internacional e dar um importante passo no desenvolvimento de futuros engenheiros aeronáuticos”.
Atualmente, o grupo procura parceiros para apoiar este projeto, que “promete destacar o talento e a inovação da comunidade académica portuguesa no competitivo mundo da engenharia aeronáutica”, acrescentam.
A ida aos Estados Unidos surge na sequência de outra participação internacional, que deu à equipa “ubiana” o 3.º lugar na competição Air Cargo Challenge 2024, nos Países Baixos.