Os alunos Laura Reis, Tabata Aviles, Dyhogo Rojas e Tamta Chechelashvili, da universidade da Beira Interior foram os vencedores da categoria “Diseño para la Paz”, numa competição integrada na bienal Ibero-Americana de design.
A equipa da UBI foi a responsável pelo projecto “Sunny Places – espaços seguros, multiculturais e felizes para a Paz”. O trabalho premiado apresenta quatro propostas, com diferentes escalas e para diversos públicos, recorrendo aos símbolos da paz de três países: Portugal, Equador e Geórgia. Os objectos têm a mesma base conceptual e simbólica, visando a promoção da paz.
Os alunos Laura Reis (Portugal), Tabata Aviles e Dyhogo Rojas (Equador) e Tamta Chechelashvili (Georgia), frequentam os cursos de licenciatura em design industrial, mestrado em design industrial e doutoramento em design. Ana Margarida Ferreira, docente do departamento de artes foi a coordenadora do grupo da UBI.
Esta competição pretende incentivar a colaboração entre instituições de ensino superior da rede ibero-americana para a reflexão e resolução conjunta de problemas socialmente relevantes e complexos. Este ano, os temas de “Design para a Paz” e “Design para a Pluriversalidade” serviram de mote para os projectos, numa dinâmica que envolveu alunos e professores da Argentina, Brasil, Colômbia, Espanha, México e Portugal, num total de 25 equipas.