Vladislav Rubanov integra uma das turmas do nono ano da Escola Secundária Campos Melo, na Covilhã, e marcou presença na 41ª edição das Olimpíadas Portuguesas, que decorreu entre 30 de março e 2 de abril de 2023 no Agrupamento de Escolas Tomás Cabreira, em Faro.
A direção da Escola Secundária Campos Melo já deu os parabéns ao aluno “parabéns pelo teu excelente desempenho. Que este sucesso tenha continuidade no futuro”, frisa.
Na final do evento participaram 90 alunos, com idades entre os 11 e os 18 anos, depois de terem passado por duas eliminatórias que reuniram mais de 22 mil alunos.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática dividem-se em três categorias: categoria Júnior (6.º e 7.º anos), categoria A (8.º e 9.º anos) e categoria B (10.º, 11.º e 12.º anos). Cada categoria, que conta com um total de 30 alunos finalistas, atribui três medalhas de ouro, três de prata e seis de bronze.
As Olimpíadas Portuguesas de Matemática são organizadas pela Sociedade Portuguesa de Matemática em parceria com o Departamento de Matemática da Universidade de Coimbra, e contam com o apoio do Ministério da Educação, da Ciência Viva, da Fundação Calouste Gulbenkian, do novobanco, do município de Faro, da Universidade do Algarve, da Altice e da Texas Instruments.