O projeto “Escola Alfa”, promovido pelo Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão, foi um dos vencedores da sétima edição do Prémio de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) em colaboração com os consórcios Ageing@Coimbra e AgeINfuture.
No total foram a concurso 149 candidaturas, das quais 12 passaram à fase final. Uma delas foi a “Escola Alfa” que agora se consagra vencedora desta sétima edição.
O projeto fundanense tem como objetivo promover a autonomia pessoal e prevenir a fragilidade. Por um lado, promove a alfabetização de seniores e por outro estimula as capacidades motoras, cognitivas, sensoriais, bem como a interação social com vista a uma melhor qualidade de vida, com atividades realizadas numa lógica de itinerância por várias freguesias dispersas do concelho do Fundão.
Esta “boa prática” foi uma das vencedoras na categoria Vida+, em conjunto com o “VirtuALL”, promovido pela Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.
Refira-se que o projeto da Unidade de Saúde Pública da ULS da Guarda, “Em idade maior: espaço adequado & corpo mobilizado”, também saiu vencedor, na categoria Saúde+.
Os vencedores foram conhecidos esta quinta-feira, no 11º Congresso em Envelhecimento Ativo e Saudável da Região Centro.