O galardão, atribuído pelo Conselho Iberoamericano depois de consultar vários organismos nacionais e internacionais ligados à educação, visa distinguir as escolas exemplares do ponto de vista educativo. Benjamim Luciano, presidente do agrupamento de escolas terras do xisto que tem sede na escola de Silvares, vai na mesma altura ser distinguido com o título Honoris Causa de master em gestão educativa, “é sobretudo pela escola que isto é importante, estou impressionado” sublinha Benjamim Luciano que atribui esta distinção a vários factores “pelo desenvolvimento da escola, pela forma como se relaciona com o meio, como lida com os alunos, pela promoção de igualdade de oportunidades…”
Para aquele responsável este prémio “honra a escola, Silvares e o concelho do Fundão” e serve de incentivo à escola para apostar ainda mais na qualidade já que segundo Benjamim Luciano “é aqui que a escola de Silvares pode fazer a diferença”.
A taxa de sucesso escolar este ano foi a maior de sempre e “provavelmente a maior do distrito já que tivémos apenas 3,8% de taxa de insucesso”. Na outra face da moeda está a redução todos os anos do número de alunos “não sei quanto tempo a escola vai resistir mas nós continuaremos a lutar e o projecto educativo para o próximo ano lectivo assenta na qualidade do ensino”. Uma luta agora reforçada e incentivada pelo prémio que a escola acaba de receber.
Para além de Silvares foram seis as escolas portuguesas selecionadas para receber este galardão. Da região faz ainda parte da lista a Escola Profissional da Raia em Idanha a Nova.