O restaurante “A Escola”, na Escola Superior de Turismo e Hotelaria do IPG, em Seia, volta a abrir portas após a pausa letiva do carnaval. “Gastronomia Internacional” e “Novos Sistemas de Restauração” vão preencher os menus do restaurante que serve de laboratório aos alunos daquele estabelecimento de ensino.
A funcionar todas as quartas-feiras ao almoço, entre as 12h30 e as 14h, o serviço é inteiramente assegurado pelos estudantes do IPG em Seia, sob a supervisão de professores.
A escolha dos menus e a confeção de todos os pratos é assegurada pelos alunos da licenciatura em Restauração e Catering e do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Cozinha e Produção Alimentar. Já o serviço de sala fica a cargo dos alunos de Restauração e Catering e Gestão Hoteleira.
De acordo com o politécnico, a ementa é alterada semanalmente e, neste segundo semestre, apresenta menus de países como a Ucrânia, Turquia, Itália, França, Espanha e Marrocos, abordando também a gastronomia asiática.
Sugestões que surgem da disciplina “Gastronomia Internacional”, onde os alunos do primeiro ano exploram técnicas, produtos, sabores e culturas de outras partes do mundo.
Na disciplina “Novos Sistemas de Restauração” o objetivo é diferente. Estando no último semestre do terceiro ano, os estudantes aprendem a parte científica e mais técnica da cozinha, abordando as novas tendências de mercado, como sejam os “germinados”, “desidratados”, “cozinha molecular”, entre outros. Neste caso, as propostas são quinzenais.
Para o Politécnico da Guarda, o restaurante “A Escola” veio criar a possibilidade de, num ambiente real de trabalho, os estudantes poderem preparar a sua entrada no mercado profissional, já que colocam em prática os conhecimentos teóricos adquiridos.