No último ano letivo 2023/2024, as escolas do Fundão recolheram mais de quatro mil quilos de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados. Ao todo, no distrito de Castelo Branco, foram recolhidas mais de 12 toneladas destes resíduos, naquela que foi a 13ª edição da “Escola Eletrão”.
Das 16 escolas inscritas no distrito, apenas setes participaram ativamente. A Escola Secundária do Fundão, por exemplo, recolheu ao longo do ano letivo 4 mil 350 quilos de equipamentos elétricos usados, mais 240 quilos de lâmpadas e 40 de pilhas.
O esforço valeu àquele estabelecimento escolar um cheque prenda, no valor de 300 euros, que pode ser trocado por novos equipamentos elétricos.
Já a escola básica Serra da Gardunha conseguiu recolher mais 200 quilos de equipamentos elétricos, mas sem registo de pilhas ou lâmpadas, não tendo recebido qualquer recompensa.
Já as escolas covilhanenses, a secundária Quinta das Palmeiras e a Campos Melo, recolheram em conjunto 5 mil 320 quilos de equipamentos, somando 280 quilos em lâmpadas e 240 em pilhas. Ambas receberam um cheque de 375 euros, cada uma.
Na lista das escolas mais ativas está ainda a escola básica e secundária Pedro Álvares Cabral, em Belmonte, que recebeu 300 euros em cheque, pelos 500 quilos de equipamento recolhido, incluindo já as lâmpadas e as pilhas.
Também no concelho de Castelo Branco, a escola básica e secundária de Alcains e o jardim de infância de Quintas das Violetas, registaram em conjunto mil 180 quilos. Para a escola básica foram 150 euros, e para o jardim de infância 75.
A 13ª edição da campanha “Escola Eletrão” envolveu mais de 500 estabelecimentos de ensino de todo o país, e de acordo com a organização, este ano registou-se “um dos melhores resultados” nos últimos anos, com um aumento de 20% face ao ano letivo anterior.