As alunas Lua Afonso e Constança Quaresma, da escola secundária Quinta das Palmeiras (Covilhã) foram as vencedoras da fase distrital do programa “Euroscola”. A iniciativa é organizada pelo instituto português do desporto e da juventude e pelo gabinete do parlamento europeu em Portugal.
O tema do concurso na edição de 2025 é «Inteligência Artificial: oportunidades e desafios». No distrito de Castelo Branco, para além da escola Quinta das Palmeiras também se candidataram a escola secundária Campos Melo (Covilhã) e o agrupamento de escolas do Fundão.
O trabalho vencedor é agora avaliado por um júri nacional que vai decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, vão participar numa visita para conhecer de perto o Parlamento Europeu.
O programa “Euroscola” reúne alunos de toda a Europa para uma experiência prática da democracia parlamentar europeia. Podem concorrer todas as escolas do ensino secundário.