O Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, em Idanha-a-Nova, venceu o primeiro prémio no Concurso dos Clubes de Programação e Robótica 2023/2024, no nível juniores da categoria “Veículos Robóticos”. A iniciativa da Direção-Geral da Educação envolveu 175 escolas do país, e premiou outro estabelecimento do distrito de Castelo Branco.
Foi com os trabalhos de alunos do 2º e 3º ciclos que o agrupamento idanhense foi premiado no concurso dos clubes de programação e robótica do ano lectivo ultimado.
Programação de movimentos de carros programáveis; futebol com robôs, controlo de carros com smartphone; interligação com o LED do agrupamento; criação de um semáforo e educação para aprendizagem STEM e montagem de veículos robóticos com LEGO Spike foram os projetos levados a concurso pelos alunos de Idanha-a-Nova.
O Clube de Programação e Robótica daquele agrupamento, de acordo com o diretor da instituição, Paulo Frias, é uma “aposta ganha, não só devido ao entusiasmo dos alunos, mas também às aprendizagens adquiridas, que permitem estimular o desenvolvimento de competências como a criatividade, a concentração, a destreza, a gestão de tempo, entre outras”.
Do Concurso dos Clubes de Programação e Robótica saiu também premiado o agrupamento de escolas Amato Lusitano, em Castelo Branco, na categoria “tema livre” do nível seniores, referente a alunos do secundário.
O estabelecimento já veio congratular os alunos das três turmas de Ciências e Tecnologias e de Aplicações Informáticas B, do 12º ano.