A escola Secundária do Fundão, a escola básica Serra da Gardunha e a escola Básica de Silvares, no mesmo concelho, fazem parte dos oito estabelecimentos de ensino do distrito de Castelo Branco que este ano aderiram à campanha “Escola Eletrão”. Até junho de 2024, ficam disponíveis para receber pilhas, lâmpadas e aparelhos elétricos para reciclagem.
A 13ª edição da “Escola Electrão” arrancou em setembro do ano passado em escolas de todo o país, incluindo no distrito de Castelo Branco.
Para além das escolas básicas Serra da Gardunha, de Silvares e a escola secundária do Fundão, participam ainda nesta edição três estabelecimentos do concelho da Covilhã.
São eles a escola secundária Quinta das Palmeiras, a secundária Campos de Melo e a escola básica de São Domingos, em Cantar-Galo.
Em Belmonte, participa a escola básica e secundária Pedro Álvares Cabral e em Proença-a-Nova a escola básica de Sobreira Formosa.
Os estabelecimentos aderentes reúnem, até final do ano letivo, pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos para reciclagem. Em função das quantidades recolhidas, as escolas recebem pontos que depois são convertidos em prémios.
Para além da recolha de equipamento, a campanha “Escola Electrão” desafia ainda os alunos e docentes a criar reportagens vídeo sobre a reciclagem. Os trabalhos vencedores recebem também um prémio, no valor de 50 euros.
Ao longo de 12 edições, a campanha nacional já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de equipamentos, sensibilizando milhares de alunos para a importância da reciclagem.