O Festival Portas do Sol regressa ao centro histórico da Covilhã entre os dias 29 de junho e 1 de julho. Para além dos 12 espetáculos de música, dança e circo, à quarta edição do festival de rua associa-se a comida e as flores.
São as duas novidades que o diretor artístico da ASTA – Teatro e Outras Artes revelou na apresentação do evento. Sérgio Novo diz que “era algo que já queriam ter no programa desde o início”, a criação do conceito “Portas do Sol Street Food”.
Trata-se de “uma praça da alimentação”, no Largo Valério de Morais, onde vão estar três restaurantes da cidade: O Paço 100 Pressa; Tasca 77 e a Taberna Laranjinha. Os chefes propõem iguarias “criadas especificamente para este conceito”, tendo como base os produtos endógenos da região.
Das novidades faz ainda parte a instalação “Jardins Verticais”, na zona do Relógio de Sol, feito pela empresa Flor do Lago e pela CriaVerde, de Viseu. Uma iniciativa que pretende “comprovar que é possível, mesmo em zonas históricas, com pouco espaço, mas muita criatividade e vontade, criar espaços verdes e de lazer para todos nós”, explicou Rui Pires, diretor do festival, durante a apresentação do evento.
Ao todo são 19 as atividades que contemplam a quarta edição do Festival Portas do Sol. Para além dos 12 espetáculos de música, dança, circo e poesia, que decorrem pelos vários locais do coração da cidade com artistas locais e estrangeiros, o evento leva a cabo exposições, instalações de livros e ainda um debate para discutir a “Arte e o espaço público”.
O objetivo é discutir como o espaço público pode ser um palco para as artes e também colocar em destaque o quão “descuidado” está o centro histórico da cidade. Rui Pires descreve “ruas esburacadas, com mau cheiro, sem um único espaço verde no centro histórico, uma única árvore, uma única flor atrás da Câmara, não há nada, por isso achamos que é urgente recuperar estas ruas, estas praças e devolvê-las à população”.
Na apresentação, o chefe de gabinete do presidente da Câmara, Hélio Fazendeiro, referiu-se ao festival Portas do Sol como uma “marca diferenciadora do verão da Covilhã” que todos os anos tem crescido, mostrando-se convicto de que “o sucesso se vai manter nos próximos anos, assumindo o município a sua responsabilidade que é acompanhar e incentivar este desenvolvimento”.
O Festival Portas do Sol decorre entre os próximos dias 29 de junho e 1 de julho, com muita arte e cultura espalhadas pelo coração da cidade da Covilhã. A programação completa pode ser vista nas páginas oficiais da ASTA e do Festival.