“Quero estar nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno 2026, em Cortina”, refere à RCB. O atleta de 23 anos, vai estagiar na América do Sul durante três meses com o objectivo de atingir mínimos FIS e competir em Itália.
Em entrevista em exclusivo à Rádio Cova da Beira, o esquiador serrano, acrescenta que ” a minha preparação já começou há alguns meses atrás, para poder estar ao mais alto nível, nos próximos 3 meses na Argentina e poder competir com os restantes atletas, dois deles, concorrentes directos, na luta pela qualificação para a provas de Slalom e Slalom Gigante, e que são luso-descendentes, uma vez que, Portugal, tem apenas uma vaga para estar nas olimpíadas de Inverno do próximo ano”. Disse.
Manuel Ramos diz que, “nesta fase, encontro-me com bastante esperança e convicto que vou conseguir atingir o objectivo à qual me proponho, e estou agora a terminar um bloco de intensa preparação física e vou começar um bloco de treino intensivo em neva na Argentina, que terá início durante esta semana e que decorrerá de julho até final de setembro, e durante esse período terei oportunidade de realizar, não só, um grande bloco de treino, como também, um grande bloco de competição, de forma a conseguir atingir o mínimo olímpico em ambas as disciplinas técnicas, Slalom e Slalom Gigante, de forma a estar qualificado e ser o melhor português, para representar Portugal nas Olimpíadas de Inverno, até porque, os meus concorrentes directos, são os que correm por Portugal, são dois luso-descendentes que se encontram também em processo de qualificação. Infelizmente o nosso país só tem uma vaga, na qual, de acordo com os critérios da FDI-P e COP, vamos ter que lutar os três pela qualificação, e no final, o melhor colocado, vai marcar presença na prova italiana, ficando abaixo dos 120 pontos FIS, nas cinco provas que irei realizar nas duas disciplinas, durante a época de inverno, no hemisfério sul, e vir para Portugal na frente e tentar, caso seja necessário, qualificar-me no decorrer da nossa época de inverno, a partir de outubro/novembro”. Afirmou.
O jovem covilhanense treinado em Portugal pelo selecionador nacional FDI-P, Sérgio Figueiredo, acredita que ” eu espero vir de lá, já perto, da qualificação, ou seja, voltar ao nosso país, espero eu, já com os cinco resultados nas duas disciplinas abaixo dos 120 pontos, mas também conseguir estar a nível de pontos, muito perto dos meus adversários, de preferência à frente. Os meus amigos, familiares e não só, podem acompanhar-me através das redes sociais e espero trazer essa vitória, não só para mim, mas também para Portugal e para a Covilhã, pois quero muito, alcançar o meu sonho olímpico”. Adianta.
A família (pais), a actual empresa onde trabalha o atleta, Federação de Desportos de Inverno de Portugal, Comité Olímpico de Portugal e Município da Covilhã, entre outros, apoiam este projecto de Manuel Ramos até ao país das “Pampas”, para tentar estar nas Olimpíadas de Inverno em fevereiro 2026.
Manuel Ramos deixa, por último, uma palavra para a família
“Aos meus pais e à minha irmã, só me resta agradecer todo o apoio, que é enorme, que me têm dado, desde que tive este sonho e de me suportarem sempre, durante o meu caminho. O meu agradecimento para eles, é gigante, pois tem sido fundamental, para que eu conseguia estar, onde estou agora, mas todos nós queremos mais. Eles, mesmo que não sendo fisicamente, estão sempre presentes, e isso, é um apoio muito forte”. Conclui o esquiador do Ski Clube de Portugal.
Após o regresso da Argentina, Manuel Ramos (viaja esta terça-feira, 01 de julho), irá estagiar, nos meses de setembro (condição física, em Madrid) e outubro (Ski Glaciar na Europa), durante oito dias.
Emeric Guerrilot e Nahia Vieira da Ponte, são os esquiadores luso-descendentes, que também, vão estar presentes nas provas de qualificação.
Os Jogos Olímpicos de Inverno 2026, em Itália, no próximo mês de fevereiro.