A ESTE – Estação Teatral apresenta no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, no próximo dia 16 de novembro, às 21h30, a recém-estreada peça “Descaminho”.
“Descaminho” é um projeto que mergulha no universo do contrabando transfronteiriço, partindo de um levantamento e testemunhos orais na zona raiana da Beira Interior e de material de arquivo, obras documentais e literárias e caminhadas de pesquisa pelas rotas utilizadas.
Um espetáculo que nasce da vontade da ESTE de continuar a trabalhar “sobre o riquíssimo património material e imaterial desta região. O tema do contrabando é parte integrante deste chão movediço em que nos encontramos: a raia. A nossa proposta artística era partir daquilo que encontrássemos junto das pessoas, dos lugares e dos documentos, começando sem um texto dramático, sem uma narrativa esboçada e com uma enorme curiosidade”, refere a encenadora, Sofia cabrita.
As histórias secretas e as relações de clandestinidade, as entre-histórias políticas e pessoais e o seu eco no imaginário social desta zona constituem então a pedra angular de um espetáculo que, apesar de começar por uma pesquisa etnográfica, antropológica e de arquivo, culmina numa transposição poética, assente nas linguagens do teatro físico, máscara e objetos, bilingue, na fronteira entre o real e a ficção, entre o vivido e a pós-memória, l^-se na sinopse
Com encenação e dramaturgia de Sofia Cabrita, “Descaminho” é cocriado com os atores Javier Ariza, Tiago Poiares e a idanhense Joana Poejo.
A ESTE apresenta “Descaminho” ao Centro Cultural Raiano, em Idanha-a-Nova, no dia 16 de novembro de 2024, a partir das 21h30. A entrada é gratuita, limitada à lotação da sala.
foto: ESTE