A Este – estação teatral vai comemorar o dia mundial do teatro, que se assinala na próxima segunda-feira, com a exibição da peça “o céu não lhes responde”. O espectáculo é apresentado a partir das 21:30 no edifício da Moagem no Fundão.
“O céu não lhes responde” relata, através do corpo, do gesto, das emoções, da simplicidade e do jogo cénico, o percurso de duas personagens que tentam atravessar o mar para o lado de lá em busca de uma oportunidade. “Ninguém deixa a sua terra de ânimo leve, mas noutro país é possível recomeçar. Alcançar as necessidades mais básicas pode ser extremamente difícil, a barreira da língua, o choque cultural e a desconfiança de quem os acolhe fazem com que chegar não signifique o fim da jornada. No entanto, Saeed e Narine não desistem, procuram trabalho, procuram retribuir e integrar-se num país diferente. Um país que por vezes julga que a escolha foi deles e onde, por vezes, o céu também não lhes responde”.
O trabalho tem encenação e dramaturgia de Tiago Poiares em cocriação com Joana Poejo e Samuel Querido e interpretação de Joana Poejo e Samuel Querido, contando ainda com banda sonora de Pedro Rufino (guitarras e alaúde árabe), Ruben Páscoa (teclados, percussão e voz), Francisco Barata (voz), José Bonifácio (acordeão) e Marta Garcia (teclados e saxofone).