Duarte Guimarães, estudante do 3.º ano da licenciatura em Física e Aplicações da Universidade da Beira Interior (UBI), foi distinguido com a Bolsa “Novos Talentos” da Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), destinada a incentivar a iniciação à investigação e a apoiar o talento de estudantes universitários.
O estudante da UBI, atualmente no terceiro ano da licenciatura, passa assim a integrar um programa intensivo ao longo deste ano letivo, no qual terá o apoio de dois tutores especializados.
O programa inclui a participação em retiros científicos, palestras, workshops e outras atividades de natureza académica e cultural, proporcionando aos bolseiros um ambiente de excelência e partilha de conhecimento.
Além disso, os participantes vão estar em contacto com cerca de 100 estudantes selecionados de diversas áreas de estudo. A Fundação destaca que o programa combina o acompanhamento permanente por uma comissão científica de elevado mérito com oportunidades de desenvolvimento académico e cultural.
Duarte Guimarães é o segundo aluno do curso de Física e Aplicações da UBI a receber esta distinção.
As Bolsas “Novos Talentos” são atribuídas anualmente pela Fundação Calouste Gulbenkian e “destinam-se a estudantes excecionais no Ensino Superior português”, sendo abrangidas as áreas da Biologia, Ciências Sociais, Física, Humanidades, Matemática e Química.