Um grupo de 70 estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI), participou nos últimos meses de 2024, no programa de ideação Ignite by NEST, organizado pelo Centro de Inovação do Turismo, para desenvolver soluções criativas e inovadoras para os desafios do setor turístico.
O programa teve início em setembro com um ‘bootcamp’ realizado no Centro de Inovação Empresarial da Covilhã (CIEC), onde os participantes trabalharam na identificação de problemas e soluções, segmentação de clientes e desenvolvimento de apresentações. A sessão final aconteceu em dezembro, no Estoril, com a apresentação das ideias desenvolvidas.
Um dos projetos, designado “Investo” e criado pelos estudantes de marketing e informática web, móvel e na nuvem da UBI, “recebeu especial reconhecimento pelo caráter inovador, ao propor a criação de soluções para jovens empreendedores”.
De acordo com a coordenadora de inovação do NEST, Adriana Travasso, o programa de ideação é “uma oportunidade única” para proporcionar experiências práticas aos alunos em áreas como empreendedorismo, inovação e marketing, além de favorecer a criação de redes de contacto.
A presença da UBI no programa Ignite by NEST inseriu-se no trabalho das unidades curriculares de marketing estratégico e de empreendedorismo e inovação, e estabelece uma nova ligação entre a UBI e o NEST, que tem sede na Covilhã, aponta a instituição.
Ambas as entidades já colaboram em outras áreas, como a promoção de investigação no setor do termalismo, no âmbito das Bolsas NEST TERMAL+/UBI.