Durante dois dias, hoje e amanhã, 10 e 11 de novembro de 2023, a biblioteca municipal António Salvado, em Castelo Branco, acolhe mais uma edição das Jornadas de Estudo “Medicina na Beira Interior – da Pré História aos século XXI”.
João Rodrigues era o seu nome próprio, mas vulgarmente é conhecido como Amato Lusitano, foi um notável médico português de religião judaica que viveu no Século XVI. Nasceu em 1511, em Castelo Branco, e Max Solomon, um seu biógrafo, considerou-o como «o Homem que representa a Medicina do século XVI, como erudito, anatomista e clínico». Era conhecido e respeitado, privando de perto com importantes personalidades do mundo ocidental.
É esta a figura central e em análise das Jornadas de Estudo “”Medicina na Beira Interior – da Pré-História ao século XXI”, que decorrem há mais de três décadas.
O evento arranca esta sexta-feira, pelas 18:00h, no auditório da biblioteca municipal António Salvado, em Castelo Branco, com uma conferência proferida pelo docente José d´Encarnação sobre o tema “A saúde e a medicina entre o divino e o humano” seguida da apresentação do 37º número dos Cadernos de Cultura e uma Antologia de poemas inéditos dedicados às migrações.
No encerramento, dia 11, pelas 18h00, será orador o docente António dos Santos Pereira, que fala sobre “O engenho e a arte de Amato Lusitano”.