A Feira do Livro do Porto começa no próximo fim-de-semana, abrindo portas ao público ao meio-dia de sexta-feira, dia 23 de agosto, nos Jardins do Palácio de Cristal. Esta é a sua 11ª edição e este ano em homenagem ao poeta fundanense, nascido em Póvoa da Atalaia, Eugénio de Andrade.
A homenagem ao “poeta da luz” será o mote para mais um evento de grande dimensão no panorama literário nacional: 16 conversas, 15 sessões especiais de poesia e humor, 4 sessões de cinema, 21 concertos, 7 apresentações de livros e mais de 50 atividades para bebés, infantojuvenis e famílias. No total falamos de mais de uma centena de atividades, com 130 stands de 115 editoras, livreiros e alfarrabistas diferentes.
Haverá ainda lugar à inauguração da exposição “Post Scriptum Sobre a Alegria”, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (Gabinete Gráfico), que ficará no local até ao dia 22 de setembro e que, tendo a curadoria de Rita Roque e Jorge Sobrado, “apresenta um primeiro olhar sobre a coleção de arte de Eugénio de Andrade, sendo composta por mais de cem obras, livros de artista e edições limitada”.
É o próprio Presidente da Câmara Municipal do Porto a colocar em relevo esta homenagem e a figura de Eugénio de Andrade, referindo que “há uma tília para Eugénio, uma das muitas árvores que, com uma extraordinária força evocativa e emocional, o poeta cantou na sua obra”, dizendo ainda que talvez seja uma injustiça esta homenagem só chegar agora e não mais cedo, tendo agora também uma tília atribuída em sua homenagem, como outros grandes nomes já tiveram antes: Manuel António Pina, Vasco Graça, Ana Luísa Amaral ou Sophia de Mello Breyner.
Existirão ainda muitos outros momentos de referência ao poeta fundanense. Conversas sobre a sua obra e vida, exibição de documentários, momentos musicais, etc.