Cinco das 16 escolas que participaram no programa Parlamento dos Jovens do distrito de Castelo Branco concorreram ao Euroscola: Agrupamento de Escolas de Sertã, Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, Escola Sec./3 Quinta das Palmeiras, Agrupamento de Escolas do Fundão e Escola Secundária Campos Melo.
O tema do concurso na edição 2023 é: «Prevenir a corrupção: uma causa de todos!».
De acordo com o IPDJ Castelo Branco, o Júri – constituído por Luís António Matias, subcomissário da PSP de Castelo Branco, Paula Custódio Reis, deputada na Assembleia da República, e Fátima Santos, presidente da Cáritas de Castelo Branco – avaliou os trabalhos escritos e a apresentação oral, tendo atribuído a vitória à Escola Secundária Campos de Melo, da Covilhã, representada pelos alunos Migdala Andrea Hariton e João Roque.
O trabalho vencedor será agora avaliado por um Júri Nacional, que irá decidir quais das escolas vencedoras em cada sessão distrital do continente, Açores e Madeira, participarão numa visita para conhecer de perto o Parlamento Europeu.
A sessão teve o apoio da Câmara Municipal de Castelo Branco, com oferta de lanches aos participantes.
Este Programa é organizado a nível nacional pelo IPDJ, I.P. e pelo Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, com a participação da Assembleia da República e das Direções Regionais da Juventude dos Açores e da Madeira.
Podem concorrer todas as Escolas do Ensino Secundário que participam no Programa Parlamento dos Jovens.