É daquelas histórias de sucesso pouco comuns, mas que deixam orgulhosos os responsáveis pelo Benfica Castelo Branco. Mama Baldé, que representou o clube albicastrense em 2014/2015 assinou esta temporada pelo Lyon, histórico da principal liga francesa.
Mama Baldé é extremo, tem 27 anos, e tem dupla nacionalidade portuguesa. Formado no Algueirão e no Sintrense, chegou ao Sporting já enquanto júnior, tendo jogado na equipa B leonina. Entretanto, em 2014/2015, foi emprestado ao Benfica Castelo Branco, fazendo 9 jogos e 1 golo ao serviço na altura da equipa orientada por Ricardo António, sendo que na altura o extremo tinha 19 anos, numa época em que a equipa albicastrense ficou em 4º luigar na fase de subida do CNS, tendo ficado na altura a apenas 5 pontos dos lugares de promoção.
Regressou depois ao Sporting e foi destaque na equipa B ao longo de várias temporadas, nunca se estreando na equipa principal, sendo também emprestado ao CD Aves. Mudou-se entretanto para o Dijon e para o futebol francês em 2019/2020, onde está desde então: 2 temporadas no Dijon, 2 temporadas no Troyes e agora empréstimo de uma temporada ao Lyon, histórico do futebol francês. Em 4 temporadas em França, o jogador já fez 126 jogos, marcando 28 golos e 7 assistências.
O Lyon vai pagar dois milhões de euros pela cedência do jogador, ficando também com opção de compra de seis milhões de euros, mais 500 mil euros por bónus.