O Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova, recebe, de 11 de abril a 2 de junho, a exposição fotográfica “Murais Artísticos de Abril” da coleção Conceição Neuparth: A mostra faz parte do acervo do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
Maria da Conceição de Sottomayor Neuparth (1926 –2006) pertenceu à resistência contra a ditadura.
Mulher combativa, inconformista e humanista, lutou contra a ditadura nos anos 60 e 70 do século XX. Esteve particularmente envolvida na Vigília da Capela do Rato (1972), protesto enquadrado no movimento de contestação à Guerra Colonial, e foi fundadora de várias publicações clandestinas.
Apaixonada pela fotografia, recolheu, dos tempos transformadores que se seguiram à Revolução dos Cravos, inúmeras imagens, nomeadamente das pinturas murais que encheram as ruas do país, mas que o tempo e a tinta apagaram.
As cerca de quinhentas fotografias que compõem o acervo “Coleção de Conceição Neuparth” estão hoje à guarda do Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra.
Poderá ver uma seleção destas fotografias históricas na Sala 2 do Centro Cultural Raiano, numa exposição que demonstra que tal como o povo, também a arte saiu à rua, onde ficou “colada” às paredes.
A inauguração da exposição está marcada para o dia 11 de abril, a partir das 18h00, integrada nas comemorações municipais dos 50 anos do 25 de Abril promovidas pelo Município de Idanha-a-Nova.