O museu de arte sacra da Covilhã vai ter patente ao público, até ao próximo dia 13 de Agosto, duas imagens de São Joaquim e Santa Ana, pertencentes da irmandade da capela das Almas em Casegas. A iniciativa está inserida no projecto de dar a conhecer figuras religiosas que se encontram em diversos pontos do concelho.
Em comunicado, a autarquia refere que este projecto tem como principal objectivo “extravasar o espaço expositivo e dar a conhecer um importante acervo histórico e artístico, maioritariamente ignorado,
depositado quase sempre em pequenas ermidas. São imagens, relicários, alfaias litúrgicas ou retábulos, entre outros objectos que permitem compreender a religiosidade de uma comunidade e a sua própria essência”.
As imagens de São Joaquim e Santa Ana, pais de Maria e avós de Jesus são duas esculturas setecentistas, do período barroco, pertencentes à irmandade das Almas, fundada no século XVII e que teve o mérito de se tornar “numa das mais poderosas e ricas da região, mas sobretudo de ser talvez a única que, de entre as muitas que existiram no concelho, chegou aos dias de hoje formalmente instituída e funcional”.