A exemplo das autarquias de Viseu, Maia, Matosinhos e Figueira da Foz, a Câmara Municipal da Covilhã foi na passada terça-feira, 12 de novembro, homenageada em Viseu, na Gala da Federação Académica de Desporto Universitário, organismo liderado por Ricardo Nora, ex-presidente da AAUBI.
O galardão atribuído prende-se como forma de agradecimento, a quem mais apoiou, a nível logístico e institucional à realização de vários eventos desportivos universitários na cidade serrana.
A cerimónia (15ª edição da Gala do Desporto Universitário da FADU), reuniu na “Cidade Viriato”, a comunidade académica e desportiva, para entregar prémios e troféus, aos melhores atletas e academias da temporada 2023-24, nas diferentes modalidades, no país e estrangeiro.
O Município da Covilhã esteve representado pelo vereador do desporto e associativismo, José Miguel Oliveira.
Recorde-se entretanto, que de 22 a 28 de julho de 2025, a Covilhã, através dos dois pavilhões da UBI (vão sofrer em breve obras de requalificação), vai receber, 25 anos depois, mais uma grande competição internacional.
Falamos do Europeu de Andebol Universitário organizado pela EUSA (European University Sports Academy), cuja candidatura da Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), foi aceite em 2023.
Lembramos que, foi em 2000, que as cidades de Covilhã (UBI) e Guarda (IPG), receberam o Mundial Masculino de Andebol.
Portugal foi vice-campeão mundial da modalidade, ao perder a final frente à Hungria, no pavilhão nº 1 da UBI.