A Turismo do Centro de Portugal (TCP) anuncia a morte do seu presidente da direção, Raul Almeida. “É com um sentimento de enorme pesar que a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal informa do falecimento do seu presidente, Raul Almeida, vítima de doença prolongada”.
Em nota de pesar a Turismo do Centro de Portugal refere que “os pensamentos e a solidariedade do Turismo Centro de Portugal estão, nesta hora difícil, com a família e amigos do Raul, a quem endereçamos os mais sentidos pêsames e manifestamos o nosso profundo lamento”.
Raul José Rei Soares de Almeida “foi um homem e um dirigente exemplar, que contribuiu de forma ímpar para o engrandecimento da região Centro de Portugal, em todas as áreas em que pautou o seu trajeto pessoal e profissional. Nos últimos 15 meses, abraçou, com enorme entusiasmo e capacidade de trabalho, o desafio de liderar esta Entidade Regional. O seu desaparecimento tão prematuro é uma perda irreparável a todos os níveis. Mais do que um líder, é um amigo que vemos partir”, lê-se.
Nascido em Moçambique, em 30 de março de 1971, residia na freguesia da Praia de Mira, no concelho de Mira. Licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto, exerceu advocacia, especializando-se em Direito Informático numa sociedade de advogados em Lisboa. Em 2013, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Mira, tendo sido reeleito em 2017 e 2021, funções que exerceu até tomar posse como Presidente da Turismo Centro de Portugal, no dia 1 de setembro de 2023.
Câmara Municipal da Covilhã manifesta profundo pesar
Em nota enviada os órgãos de comunicação social, a Câmara Municipal da Covilhã (CMC) considera que com a morte prematura de Raul Almeida, com uma vida dedicada à causa pública, “a região Centro fica mais pobre”.
A autarquia destaca que Raul Almeida, ao assumir a presidência da TCP, manteve sempre “uma excelente relação” com o Município da Covilhã, procurando implementar projetos comuns para prosseguir a estratégia de promoção e valorização do território.
O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, que também integra a Assembleia Geral da Turismo Centro de Portugal, recorda a dedicação e empenho com que Raul Almeida abraçou o desafio de liderar esta Entidade.
“Neste “momento de luto, consternação e dor, Vítor Pereira endereça, em seu nome pessoal e de todo o Município, as mais sentidas condolências à família e amigos, bem como a toda a equipa da Turismo Centro de Portugal”.
CM de Belmonte: “Perda irreparável para a região”
O presidente da Câmara Municipal de Belmonte, António Rocha, manifesta, em seu nome e em nome de todo o executivo municipal, “o mais profundo pesar” pelo falecimento do Dr. Raul Almeida, presidente do Turismo do Centro de Portugal.
“Esta é uma perda irreparável para o Turismo do Centro e para a nossa região”, sublinha a autarquia belmontense, que recorda “com gratidão a visita que Raul Almeida efetuou a Belmonte, em setembro de 2023, pouco após assumir a presidência da Comissão Executiva do Turismo do Centro de Portugal.
“A sua visão e comprometimento com o desenvolvimento regional permanecerão na memória de todos aqueles que tiveram a honra de o conhecer”, frisa.
A CM de Belmonte expressa as mais sinceras condolências à família e a todos os amigos.
Câmara do Comércio da Região das Beira lamenta morte de Raul Almeida
A Câmara de Comércio da Região das Beiras (CCRB) manifesta o seu mais profundo pesar pelo falecimento de Raul Almeida, presidente do Turismo do Centro. “A sua partida prematura representa uma perda, não apenas para a sua família, mas para toda a região Centro de Portugal”, saleinta.
“Raul Almeida dedicou-se de corpo e alma à promoção e valorização do turismo do Centro, das Beiras, contribuindo de forma significativa para a projeção e crescimento do nosso território. O seu legado será sempre recordado e respeitado por todos os que tiveram o privilégio de privar e trabalhar ao seu lado”, sublinha a CCRB
“Ao longo da sua distinguida carreira, foram inúmeras as iniciativas e projetos que implementou, sempre com um olhar inovador e uma paixão contagiante pelo território das Beiras”, acentua.
A Câmara de Comércio da Região das Beiras apresenta as suas mais sentidas condolências à família enlutada, aos colaboradores do Turismo do Centro e a todos os que tiveram o privilégio de com ele trabalhar e conviver. “A sua memória permanecerá viva através do legado que nos deixa e dou exemplo de vida”, conclui.