O Rancho Folclórico dos Carvoeiros, da Enxabarda (anexa da freguesia do Castelejo – Fundão), foi o vencedor do concurso de melhor grupo no corso de Carnaval do Fundão. A sátira sobre a “Falta de Médico” e a má gestão do Serviço Nacional de Saúde, valeu também ao grupo o primeiro lugar na categoria de melhor carro alegórico, juntamente com os “Jardins do Prado” da CACFF.
Voltou a realizar-se esta terça-feira, 13 de fevereiro, o tradicional corso de Carnaval na cidade do Fundão. No desfile participaram dezenas de carros alegóricos e centenas de pessoas, quer da sociedade civil, quer de coletividades e instituições do concelho.
Do concurso, promovido pela Câmara Municipal do Fundão (CMF), saiu vencedor do “Melhor Grupo”, o Rancho Folclórico dos Carvoeiros, na Enxabarda, por toda a caracterização envolvida na sátira sobre o “falecimento do SNS”.
A crítica mereceu também o primeiro prémio na categoria de “Melhor Carro” alegórico. Um galardão dividido com o Centro Assistencial Cultural e Formativo do Fundão (CACFF) que levou à Avenida da Liberdade os “Jardins do Prado”, com abelhas, espantalhos e muitas flores coloridas.
O CACFF ficou ainda no segundo lugar da categoria “Melhor grupo”, seguido do grupo de amigos “Mandaminis” que, também na categoria de “Melhor Carro” ficou em terceiro lugar, logo abaixo da segunda posição, ocupada pelos Caminheiros da Gardunha e o seu carro sobre “Habitação: o triunfo da inflação”.
Originalidade, criatividade e animação foram os critérios do júri, composto pela vereadora do município do Fundão Ana Paula Duarte, pelo presidente da ACICF Jorge Gaspar e pelo Fernando Teixeira da Rádio Cova da Beira.