As Farmácias Holon da Covilhã, em parceria com a ADC-Águas da Covilhã lançaram o projeto “Juntos pelo Ecossistema”, com objetivo de sensibilizar a população para a gestão adequada de resíduos de medicamentos. Uma iniciativa que vai contar com o envolvimento de escolas e da comunidade local.
Inspirada pelo sucesso de um projeto-piloto desenvolvido no Fundão, as Farmácias Holon decidiram expandir a iniciativa a outros concelhos, desafiando a Águas da Covilhã para, em conjunto, envolver as escolas e a comunidade local “na mudança de hábitos que são cruciais para a proteção do meio ambiente”, explica Andreia Martins, Gestora de Responsabilidade Social das Farmácias Holon.
“Juntos pelo Ecossistema” propõe incentivar o retorno de medicamentos fora de uso ou vencidos às farmácias, promovendo a correta destinação desses resíduos pela VALORMED, já que “existe uma lacuna ao nível desta informação”.
Por isso o projeto une empresas, juntas de freguesia, escolas e comunidade, para “alterar hábitos” que protejam o meio ambiente.
“Juntos pelo Ecossistema” procura também envolver jovens como agentes de transformação ambiental, através de ações nas escolas e concursos de incentivo.
As escolas participantes vão receber armários de primeiros socorros e ficam habilitados a ganhar quadros interativos, de acordo com a quantidade de resíduos que conseguirem recolher.
Para João Marques, presidente da Águas da Covilhã, que aceitou o desafio com “entusiasmo”, a participação de todos “é essencial para o sucesso da iniciativa”, mostrando que a intenção da ADC também passa por “inspirar as escolas e a comunidade a adotarem hábitos que preservam o ecossistema e promovam uma cultura de responsabilidade ambiental.