Arranca esta terça-feira, 1 de julho de 2025, a Fase Delta do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais 2025 (DECIR). Este nível reforçado vai manter-se até 30 de setembro.
Na região da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) são 847 operacionais distribuídos por 224 equipas que estão envolvidos na fase “Delta” do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, que esta terça-feira arranca. A nível nacional, de acordo com a ANEPC, estão empenhadas 2.567 equipas, num total de 15.024 elementos, 3441 veículos e 26 meios aéreos.
Esta terça-feira, no distrito de Castelo Branco, 10 dos 11 concelhos continuam em risco Máximo de incêndio, só Idanha-a-Nova está colocado no nível de risco muito elevado.
Refira-se que, no passado sábado, o Ministério da Agricultura proibiu, pelo menos até esta terça-feira, o uso de fogo e de maquinaria agrícola e florestal nos concelhos do interior Norte, Centro e Algarve, devido às elevadas temperaturas que provocam risco elevado de incêndio. Estas proibições aplicam-se, em especial, a motoroçadoras, corta-matos, destroçadores e outro tipo de equipamentos suscetíveis de provocar ignições, de acordo com a legislação em vigor.
Esta terça-feira marca também a integração no Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia dos dois aviões médios anfíbios que estão estacionados no aeródromo de Castelo Branco.