O Instituto Português do Desporto e Juventude realizou, no passado dia 6 de novembro, no Centro de Juventude de Lisboa, a cerimónia Cartão Branco 2024/2025.
O evento foi dedicada à valorização dos comportamentos éticos no desporto e à apresentação pública dos premiados desta edição.
A iniciativa contou com a presença do Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e da Vogal do IPDJ, Lídia Praça.
Para além de incluir a divulgação dos dados sobre as exibições do Cartão Branco, o IPDJ – Plano Nacional de Ética Desportiva, fez a entrega dos Prémios Cartão Branco, que distinguiram atletas, treinadores/as, dirigentes e demais agentes desportivos que se destacaram pela sua conduta exemplar nesta área.
Pedro Flávio, presidente da Federação de Desportos de Inverno de Portugal, com sede na Covilhã, assinou o memorando de entendimento com o Instituto Português do Desporto e Juventude, para implementação do Cartão Branco nos seus eventos desportivos já a partir da presente época desportiva 2025/26.
Recorde-se que o Cartão Branco, foi implementado pelo IPDJ em 2015 no âmbito do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED).
Trata-se de um recurso pedagógico pioneiro em Portugal, na qual visa reconhecer e promover valores como o respeito, a inclusão, a cooperação e o fair play.
Actualmente, o “Cartão Branco” é aplicado em 34 modalidades e conta com 93 entidades aderentes, entre federações, associações, municípios e organizações da sociedade civil.














