A decisão foi aprovada, durante o 59º Congresso da Federação Internacional de Patinagem no Gelo, realizado entre 10 e 14 de junho passado, em Las Vegas (Estados Unidos da América). A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (Covilhã), vê assim, reconhecido o seu trabalho realizado na modalidade.
Em nota de imprensa, a FDI-Portugal, refere que “este reconhecimento resulta de todo o trabalho realizado ao longo dos últimos 3 anos, no desenvolvimento da Patinagem de Velocidade no Gelo em Portugal. Parabéns aos atletas, treinadores, clubes e dirigentes, que tornaram isto possível”, lê-se.
Os covilhanenses, Pedro Flávio (presidente) e Pedro Farromba (vice-presidente), representaram a direção da FDI-Portugal, no evento.
Entretanto, ainda durante o mês de junho, a Federação de Desportos de Inverno de Portugal renovou o acordo de colaboração, com a Real Federación Espanhola de Deportes de Invierno, até 2026.
A assinatura aconteceu durante a realização do Congresso da FIS – Federação Internacional de Ski e Snowboard, que decorreu em Reiquiavique, na Islândia.
A colaboração entre as duas instituições, visa o desenvolvimento das modalidades, permitindo, inclusive, a participação dos atletas dos dois países, nas competições nacionais, organizadas por ambas as Federações.