A pista instalada nas Penhas da Saúde (Pousada da Juventude), infraestrutura destinada à prática de Desportos de Inverno foi distinguida pela IIHF (Internacional Ice Hockey Federacion), com o 3º lugar do “IIHF Sustainability Award”.
O prémio foi recebido na passada semana, em Nice (França), no decorrer do Congresso Semianual 2025.
A Federação de Desportos de Inverno de Portugal (Covilhã) esteve representada pelo presidente da direção Pedro Flávio, por Jim Aldred, Selecionador Nacional de Hóquei no Gelo e pelo dirigente FDI-P, João Fidalgo.
Estes agentes federativos, participaram nos três eixos fundamentais para o desenvolvimento da modalidade, cujos temas foram abordados durante o Global Hockey Fórum:
Desenvolvimento, Marking e Hóquei Feminino.
A actividade da IIHF, contou com a presença de mais 70 federações, parceiros e especialistas internacionais, onde se discutiu o futuro do Hóquei no Gelo.
De acordo com os responsáveis, aquela infraestrutura desportiva “é pioneira e representa um marco para o desporto nacional, combinando, inovação, sustentabilidade e envolvimento comunitário, com medidas que reduzem o consumo de água e energia, diminuem as emissões e promovem a educação ambiental. A “Serra da Estrela Ice Arena”, reforça o compromisso da FDI Portugal, com um futuro mais verde e responsável”. Pode ler-se na missiva enviada à RCB.
Pedro Flávio, acrescenta que “trata-se de um orgulho nacional, que coloca Portugal no mapa do desenvolvimento sustentável dos desportos de inverno”. Conclui.
Recorde-se que a Pista da Serra da Estrela, vai receber gelo, tendo em vista a época 2025-26 (temporada de Jogos Olímpicos de Inverno, 2026, em Itália), em meados de outubro, logo após a realização, dia 18 deste mês, da Gala de atribuição dos prémios aos diferentes campeões nacionais FDI-P, 2024-25.
O evento está agendado para as 19 horas.














