A notícia foi avançada pelo Comité Olímpico de Portugal. Faltando ainda saber quem vai estar em Milão-Cortina, o certo é que a Federação de Desportos de Inverno de Portugal (Covilhã), garantiu duas quotas no Esqui Alpino, para os Jogos Olímpicos de Inverno.
Assim, a representação lusa aumenta para três lugares, já assegurados.
De acordo com o COP, os esquiadores portugueses pontuaram abaixo dos 120 pontos FIS e juntam-se à vaga já ocupada no Esqui de Fundo.
As Olimpíadas de Inverno realizam-se em Itália, no início de 2026.
Entretanto, na passada semana, vários atletas da FDI-P estiveram presentes em competições internacionais.
Falamos de esquiadores nos escalões Sub 10, Sub 12 e Sub 14 M/F.
De 01 a 04 de abril, disputou-se o Troféu La Scara – competição internacional FIS – em Val D’ Isère, com a presença de 32 países (centenas de atletas).
A FDI-Portugal esteve representada por 4 esquiadores (Maria da Luz Vasconcelos, Elias Viegas, Gabriel Viegas e Diogo Vasconcelos).
Destaque para as classificações obtidas por Maria da Luz Vasconcelos (65ª), na prova de Super Gigante Feminino U14 e para o 74º lugar de Elias Viegas, no Super Gigante Masculino U14.
Os atletas foram acompanhados pelo Treinador Nacional André Mendes.
No passado sábado, 05 de abril, foi a vez de Gaspar Figueiredo (U12) e Pedro Vicente (U12), competirem na Audi Quattro Cup-Carolina Ruiz Challenge 2025, em Serra Nevada (Espanha), nos escalões U10 e U12.
Nesta prova internacional de Esqui Alpino, formato Kombi-Race, o esquiador Pedro Vicente terminou a competição no 24º lugar, enquanto, Gaspar Figueiredo, ficou na 26ª posição.
Sérgio Figueiredo, Selecionador e Director-Técnico Nacional – FDI-Portugal, acompanhou os atletas.