Os patinadores Francisca Henriques (CS Marítimo), Jéssica Rodrigues (CDR Prazeres), Afonso Silva (CDR Prazeres) e Martim Vieira (CS Marítimo), já se encontram em Heerenveen (Países Baixos), para participar na Viking Race, competição internacional que se realiza este fim de semana, 10 e 11 de março.
Os treinadores nacionais Fausto Marreiros e Márcia Baptista acompanham a equipa nacional (FDIP-Covilhã). A Viking Race, recorde-se, é a maior competição internacional de Patinagem de Velocidade no Gelo para atletas dos 11 aos 16 anos M/F. No torneio organizado pela STC Rutten desde 1989, competem cerca de 288 jovens patinadores na pista de gelo de Thialf. Nesta prova internacional participam patinadores dos Países Baixos, Noruega, Suécia, Finlândia, Alemanha, Polónia, Portugal, Itália, Áustria, Bielorrússia, Roménia, Grã-Bretanha e Dinamarca, entre outros.
Entretanto, a actividade de desportos de inverno com a chancela FDI-Portugal, prossegue com início do I Torneio de Curling Inter Associações do Concelho da Covilhã, organizado pela FDI-Portugal, com o apoio e colaboração do Município da Covilhã.
Os jogos decorrem às terças-feiras à noite no Serra da Estrela Ice Arena, até 30 de abril. A competição começou no dia 07 de março. No que diz respeito, ao Snowboard, no passado sábado, 04 de março, a Equipa Nacional marcou presença na 2.ª Fase da Copa de Espanha 2023 – competição de Snowboard Cross (SBX) – prova que se realizou no Formigal, com a presença dos atletas Tomás Godinho (10 anos), Vicente Raimundo (9 anos) e Tiago Azevedo (9 anos). No escalão U9/U11, João Félix (14 anos). Escalão U13/U15, Taila Wong na competição FIS e Pedro Herdeiro atleta de Snowboard Adaptado, competiu no escalão FIS.
A equipa esteve acompanhada pelo Treinador Nacional, Nuno Marques (Mancha). Os atletas Tomás, Vicente e Tiago Azevedo, participaram pela primeira vez numa competição de Snowboard Cross, competindo entre eles, terminando Tomás Godinho em 1.º lugar, Vicente Raimundo em 2.º lugar e Tiago Azevedo em 3.º lugar.
No seu escalão, João Félix, terminou em 3.ª lugar nos quartos de final, sendo-lhe atribuído o 10.º lugar obtido a partir do tempo de qualificação. Também a atleta Taila Wong, terminou os quartos de final em 3.º lugar, sendo-lhe atribuído o 11.º lugar da geral.
A Copa de Espanha (prova FIS), competição inclusiva, contou ainda com a participação do atleta de Snowboard Adaptado, Pedro Herdeiro, que competiu com atletas que não têm qualquer tipo de deficiência e mais dois atletas de snowboard adaptado, terminando em 3.ª lugar em Snowboard Adaptado e 17.º na Prova FIS.
Por último, falar ainda na prova que a Federação de Desportos de inverno de Portugal, vai organizar dias 13 (Slalom) e 15 (Slalom Gigante) de março, em Itália (Kronplatz), a Taça de Portugal em esqui Alpino (calendário FIS). A prova realiza-se no Kronplatz Racing Center.